Nas academias existem vários métodos utilizados para treinar uma melhor abertura de perna, duas delas envolvem o uso de máquinas, que não sei o nome, o primeiro tipo de exercício é o já tradicional “abrir a perna até onde der e segurar 30 segundos, relaxar a musculatura, repetir forçando um pouco mais a abertura”.
Nesse caso, é importante você se apoiar em algum lugar, não a perna, mas se segurar entende?E pode ser uma barra de parede, ou beiral de uma janela de forma a se proteger contra eventuais escorregões evitando acidentes. Faça esse exercício em três posições diferentes: com as pernas abertas lateralmente mas com a sola do pé pra baixo; novamente, mas com os pés para cima, apenas o calcanhar no chão; e abertura frontal, com uma perna pra frente, e outra pra trás.
Para o segundo método você vai precisar da ajuda de um amigo, mas tem que ser de confiança. Encoste-se à parede, e peça para ele ir levantando uma das pernas, forçando a abertura. Isso, tanto na abertura frontal, quanto na lateral. Ao chegar ao máximo, mantenha por 30 segundos, mantenha seu corpo o mais reto possível, encostado na parede, e não dobre o joelho da perna que estiver no chão, para evitar lesões. Você pode também deitar-se no chão, em cima de um tapete é melhor poeque não escorrega,com o bumbum e as pernas encostado na aprede, faça as aberturas primeiro alternando as pernas e depois abra ambas pelo menos dez vezes para cada modalidade.
O terceiro método é preciso ter um certo treino e flexibilidade razoável para dar ‘chutes’ no ar, forçando a abertura, este exercício é útil principalmente para aberturas frontais. Faça 20 vezes cada perna, em três séries.
Amores, tem muita gente que pensa que alongar ou não, não tem diferença, que é besteira, porque não se machuca mas se fosse só por se machucar, agente não usava sapatilha de ponta né? Eu também pensava assim, só que quando você treina algo sem se alongar, você não dá o seu melhor, porque você ta impossibilidada de usar tudo o que você tem, entende? Treine uma abertura sem alongamento, e outra com os alongamentos acima, que verá a diferença!
Colocar as mãos ao lado é muito bom para forçar quem ainda não faz os 180°
Fofoletes, esse modo aí é maravilhoso para melhorar aberturas, todos aqui eu já esperimentei, até porque também já fiz Ginástica Ritmica, e os treinos eram de matar, mas tinhamos evoluções em um piscar de olhos, e indico demais treinar assim, de acordo com a foto em cima, mas prestem atenção para ir forçando aos poucos, para não se machucar!
Dessa em cima, vocês podem treinar em cima de uma mesa de centro, uma cadeira, até mesmo a cama, e atenção: Se você já tem uma abertura boa, treine com as mãos em cima igual a foto, mas em um lugar baixo, porque pode escorregar hehe, e quem tem uma abertura que está quase lá ponham a mãozinha no chão, que é ótimo também, dai deixem o peso do corpo ceder as pernas.
Este, eu indico muito também, porque ele além de forçar suas pernas, treina o developpé da frente!
Forçando abertura frontal..
Muito bom esse jeito de forçar a abertura frontal, mas precisa de uma amiga; ele é melhor que fazer sozinha como a foto de baixo, porque sozinha você não se força tanto quanto alguém empurrando suas pernas, só tentem não rir olhando pro rosto da outra, porque dói bem mais, rs
Pode forçar sozinha também, em casa. =)
Treinar assim, eu suponho que alguns dos professores sempre fazem durante as aulas, para melhorar a abertura das alunas, e também ajuda mas eu não gosto muito porque machuca a parte de tras do calcanhar, e tem que manter o bumbum encaixado. hehe
Espero ter ajudaaado, e não esqueçam dos alongamentos! :*