quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dicas para abertura!

Oi amores! Vou postar umas dicas ótimas para fazer a abertura, que também é chamada de espacate ou grand ecart, e também vou postar umas fotos de como vocês podem forçar, em casa mesmo ou no seu treino de ballet, mas contanto que estejam alongadas! =)

Nas academias existem vários métodos utilizados para treinar uma melhor abertura de perna, duas delas envolvem o uso de máquinas, que não sei o nome, o primeiro tipo de exercício é o já tradicional “abrir a perna até onde der e segurar 30 segundos, relaxar a musculatura, repetir forçando um pouco mais a abertura”.
Nesse caso, é importante você se apoiar em algum lugar, não a perna, mas se segurar entende?E pode ser uma barra de parede, ou beiral de uma janela de forma a se proteger contra eventuais escorregões evitando acidentes. Faça esse exercício em três posições diferentes: com as pernas abertas lateralmente mas com a sola do pé pra baixo; novamente, mas com os pés para cima, apenas o calcanhar no chão; e abertura frontal, com uma perna pra frente, e outra pra trás.
Para o segundo método você vai precisar da ajuda de um amigo, mas tem que ser de confiança. Encoste-se à parede, e peça para ele ir levantando uma das pernas, forçando a abertura. Isso, tanto na abertura frontal, quanto na lateral. Ao chegar ao máximo, mantenha por 30 segundos, mantenha seu corpo o mais reto possível, encostado na parede, e não dobre o joelho da perna que estiver no chão, para evitar lesões. Você pode também deitar-se no chão, em cima de um tapete é melhor poeque não escorrega,com o bumbum e as pernas encostado na aprede, faça as aberturas primeiro alternando as pernas e depois abra ambas pelo menos dez vezes para cada modalidade.
O terceiro método é preciso ter um certo treino e flexibilidade razoável para dar ‘chutes’ no ar, forçando a abertura, este exercício é útil principalmente para aberturas frontais. Faça 20 vezes cada perna, em três séries.


Amores, tem muita gente que pensa que alongar ou não, não tem diferença, que é besteira, porque não se machuca mas se fosse só por se machucar, agente não usava sapatilha de ponta né? Eu também pensava assim, só que quando você treina algo sem se alongar, você não dá o seu melhor, porque você ta impossibilidada de usar tudo o que você tem, entende? Treine uma abertura sem alongamento, e outra com os alongamentos acima, que verá a diferença!


Colocar as mãos ao lado é muito bom para forçar quem ainda não faz os 180°

Fofoletes, esse modo aí é maravilhoso para melhorar aberturas, todos aqui eu já esperimentei, até porque também já fiz Ginástica Ritmica, e os treinos eram de matar, mas tinhamos evoluções em um piscar de olhos, e indico demais treinar assim, de acordo com a foto em cima, mas prestem atenção para ir forçando aos poucos, para não se machucar!

Dessa em cima, vocês podem treinar em cima de uma mesa de centro, uma cadeira, até mesmo a cama, e atenção: Se você já tem uma abertura boa, treine com as mãos em cima igual a foto, mas em um lugar baixo, porque pode escorregar hehe, e quem tem uma abertura que está quase lá ponham a mãozinha no chão, que é ótimo também, dai deixem o peso do corpo ceder as pernas.

Este, eu indico muito também, porque ele além de forçar suas pernas, treina o developpé da frente!

Forçando abertura frontal..

Muito bom esse jeito de forçar a abertura frontal, mas precisa de uma amiga; ele é melhor que fazer sozinha como a foto de baixo, porque sozinha você não se força tanto quanto alguém empurrando suas pernas, só tentem não rir olhando pro rosto da outra, porque dói bem mais, rs

Pode forçar sozinha também, em casa. =)

Treinar assim, eu suponho que alguns dos professores sempre fazem durante as aulas, para melhorar a abertura das alunas, e também ajuda mas eu não gosto muito porque machuca a parte de tras do calcanhar, e tem que manter o bumbum encaixado. hehe



Espero ter ajudaaado, e não esqueçam dos alongamentos! :*

84 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continue forçando e não desista.
      Faço ballet a 7 anos e no inicio não sabia dar nem estrelinha

      Excluir
    2. Oi praser o meu nome eh suzane kk eu ja praticava espacate ja muitas vezes i ainda eu ainda nnn sei nn acho muito dificio

      Excluir
  2. não tenho muitos dias para conseguir fazer abertura(apresentação)já estou quase conseguindo mas oq faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treina mais q vc concegue

      Excluir
    2. já pensou em treinar puxando com um elastico

      Excluir
    3. Eh facil dimais mais ainda nn consigo nn mais eu vou conseguir kkk

      Excluir
    4. Vá treinando, vai que voce consegue!

      Excluir
  3. *Lah* eu te aconselho a ir fazendo os exercícios, pois a abertura agente faz com o tempo, treinando muuuito e se alongando mais ainda! então se voce forçar mais do que voce consegue, (tipo descer direto, rasgando tudo) voce vai literalmente rasgar o teu ligamento, aí vai passar um bom tempo pra cicatrizar e acho dificil se apresentar machucada, ..." Então já que vc tem pouco tempo pra aprender, te aconselho a forçar essa abertura dia a noite, pra que voce consiga treinar em uma semana o que voce treinaria em 2 ou 4 meses =)

    ResponderExcluir
  4. é muito estranho pois acha a abertura de lado a mais fácil e a consigo realizar melhor e para mim a de frente é mais de ficil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que voc se alongar bastante voc pega uma pilha de livros e senta em cima fazendo abertura de cada em cada 30 segundos voc vai tirando um livro quando sobrar 5 livros voc da um puxão puxando os cincos livros e voc vai fazer abertura de frente foi assim que eu aprendi bjss

      Excluir
    2. Muito obrigada comecei a fazer deste jeito e já estou tendo resultados

      Excluir
    3. oi eu adorei a sua dica vou fazer

      Excluir
    4. Eu consigo a abertura de lado mais já a de frente para mim é quase impossível!!!

      Excluir
    5. A de lado e muito mais facil,eu sei pq eu faço mas ontem consegui a de frente. Entao tente de novo q vc consegue

      Excluir
    6. É porque a de frente, exige faz uso de mais tendões, principalmente os da virilha, mas se você já faz a de esquerda e direita, falta pouquíssimo para a de frente!

      Excluir
  5. adorariia , conseguiir completaar minha abertura FrontaL , see algueem podeer me ajudaaar ! Ficareei mtt Grato ! ;]]]
    casoo alguem poder me ajudar , me adc no msn : tiagovitor21@hotmail.com , *-*

    ResponderExcluir
  6. Ooi, seu blog é mto bonito!
    Se eu não estiver ocupando seu tempo, será que vc poderia dar uma olhadinha no meu blog: www.lifefulloflovee.blogspot.com !
    Se gostar, segue, por favor!!

    ResponderExcluir
  7. MINha filha tem 8 anos, esta fazendo ginastica ritmica. Ela vai conseguir fazer abertura?

    ResponderExcluir
  8. Eu faço ginastica ritmica realmente suas dicas ajudaram

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome é Ana Clara vocês tem que se alongar bastante pois asim com pouco tempo vocês conseguiram espero ter ajudado se nao ajudei ajudo na pro cima beijos.

    ResponderExcluir
  11. amei consegui fazer a abertura frontal com os exercicios

    ResponderExcluir
  12. como eu faço para fazer essa abertura?

    ResponderExcluir
  13. Oi queridas, gostaria de saber a media de tempo q dura para se obter total abertura.... e tambem qual a media de tempo q devo treinar por dia para ver o avanço, estudo o dia inteiro, tenhos mts trabalhos, mas desejo esse bem fisico, como me adaptar? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Fico admirado de ver a força de vontade e o desempenho de todos que praticam o balé, principalmente o trabalho de abertura.Parabéns, meninas.

    ResponderExcluir
  15. fazer ballet é uma vida,expressao,é saber entender o seu corpo sua mente.
    é se doar de corpoe alma!
    e sou feliz fazendo o que gosto muito de fazer BALLET.

    ResponderExcluir
  16. o sonho de qualquer bailarina e fazer a apresetação do cisne negro e este também é meu sonho e tenho certeza que um dia possorealiza-lo

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Olha eu amo fazer abertura mais eu nao faco aula de danca o que posso fazer pra ficar cada vez mais flexivel

    ResponderExcluir
  20. Bom eu adorei suas dicas elas iram me ajudar muito ...
    vc pode me dar seu facebook ?

    ResponderExcluir
  21. o que fazer se minhas pernas dobram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contraia os musculos da coxa e panturrilha, elas estão dobrando porque está tudo relaxado :/ tenta de novo!

      Excluir
  22. Hi my name is kaylee quinn ballerina since I'm small agr'm 9 years old see my videos on youtube ok? Bye ...

    ResponderExcluir
  23. Oi vou apresentar dia 7 de dezembro nn consigo fzer abertura completa aiinda, se eu ir treinando dá tempo de conseguir a abertura completa ate dia 7 de dezembro? Obg =)

    ResponderExcluir
  24. queria muito fazer abertura frontal, eu consigo fazer várias coisas, só que quando eu treino a frontal, minha virilha dói muito.. alguem tem alguma tecnica?

    ResponderExcluir
  25. muito bom , parabéns se alongar pode facilitar muito o contato das mãos com os pés consigo fazer muitas dessas coisas de se esticar mais estou com um problema em abertura e estrela , mais você pode me dar mais uma dica para uma abertura bem feita além de alongamentos ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho mais rápido são os alongamentos, não tem segredo :)

      Excluir
  26. ola me xamo junio tenho16 anos do aula de funk e to treinando suas dicas ja tenho abertura mais quero ela perfeita quando de um resultado exelente posto bjss

    ResponderExcluir
  27. Ola, sou bailarina. Adorei as dicas , tenho abertura, mas nao 180°, ainda..
    Mas faco pra direita, esquerda e frontal faltam 4 dedos.
    Tem algumas dicas pra coluna?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. -- Ai dói muito estou em casa tentando mais eu não consigo :3

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Eu consigo mais ou menos me ajuda quando tento abrir doi e sério me ajuda eu quero muito sua ajuda?

    ResponderExcluir
  31. Eu consigo a de lado (os dois,direita e esquerda ) a pelo menos uns 5 anos, porém a frontal eu nunca consegui fazer parece que ela não vai sair nunca kk e eu sempre faço esses exercicios na aula mas nao vai.será que alguem pode me ajudar? 😅

    ResponderExcluir
  32. Oi alguém têm algumas dicas pra quem tá tentando pela primeira vez.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isabel menezes feitosa15 de fevereiro de 2015 às 14:37

      não e a primeira que eu faço pq faço ballet a 7 anos então continua a fazer isso diariamente que vc vai conseguir ta

      Excluir
  33. Quais São os principais alongameentos parra conseguir fazer a abertura??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc fizer todos os dias de noite de amanhã e de tarde vc vai consegui
      pode ter serteça

      Excluir
  34. Olha, adorei. Mas tem gente que estão falando que não conseguiu, a expectativa é que não leu a matéria do blog TODA. Beijos e estou treinando muito e estou quase conseguindo fazer a abertura completa.

    ResponderExcluir
  35. Posso fazer isso tudo em aproximadamente quantos dias ? Obrigada desde já ! :)

    ResponderExcluir
  36. ja faiz tempo que to fazendo isso acho melhor mesmo e ir para a aula de bala

    ResponderExcluir
  37. isabel menezes feitosa15 de fevereiro de 2015 às 14:29

    de Isabel Menezes-- muito obrigada linda esses exercícios me ajudaram bastantes já consegui fazer a abertura frontal e a lateral ameiiiiiiiiii muito obrigado mesmo gabi bjs

    ResponderExcluir
  38. Pode forçar uns tudo de uma vez? Faltam 18cm. Posso mandar forçar até o 0 ou é perigoso?

    ResponderExcluir
  39. tenho 15 anos e tenho uma flexibilidade razoável como faco para poder fazer ballet???

    ResponderExcluir
  40. ola quantos meses demora para fazer abertura zero sou iniciante

    ResponderExcluir
  41. Eu sempre quis aprender fazer abertura
    nunca fiz ballet mais vou tentar aprender cm essas dicas
    Só sei fazer estrelinhas
    Sera que vai demorar mto pra aprender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim demora muito para aprender no meu caso.

      Excluir
  42. Eu consigo fazer qbertura frontal e de lado mais tem dias que tenho dificuldades,alguma dica?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  43. Olá sou a Natália
    Eu sabia fazer a abertura frontal mas fiquei um bom tempo sem realiza-la que não consigo mais e agora eu vou me inscrever para ginástica e quero saber qual é o método mais rápido porque a minha abertura esta péssima

    ResponderExcluir
  44. Oi, comecei a fazer balé contemporânea com 10 anos, e no esse ano que eu tenho 12 não sou muito flexível e tenho muita dificuldade na abertura, ainda não consigo a ponta, tenho alguma chance?

    ResponderExcluir
  45. Nossaaaaaaa obrigado me ajudou demaisssssssss. Mais demorou um tempinho so 3 dias mais to abrindo tudo com essa ajuda to quase consiguindo fazer espacate obrigado 😀😀😀😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir
  46. E tambem ajudei minha prima de 5 anos eu tenho 8 ela ta quaaaaaase abrindo falta so um pouco👌

    ResponderExcluir
  47. Consegui em 1 mês ja sou ótima muito fácil

    ResponderExcluir